2006-04-11

Sorrisos

Gosto desta foto, que apesar de antiga não é como as restantes que normalmente vejo. Aqui as pessoas têm expressão! Não se limitaram simplesmente a estar na foto, participaram dela, deram-lhe vida. Os noivos estão risonhos e os convidados também. Têm uma expressão de sorriso. A noiva está, nitidamente, a desafiar as regras da fotografia, se repararem nem está a olhar para o fotógrafo! Para onde estará a olhar e a sorrir? O noivo, que também sorri, sabe que a sua noiva não está a sorrir para a foto? E ele permite tal coisa?!? O senhor ao lado da noiva tem postura de macho dominante, com o seu bigode, a mão no casaco a convidar fandango. Assim era o patriarca! A sua esposa, não tem uma linda expressão, com o seu vestido de chita e o cabelo apanhado num belo carrapito que demorou a arranjar logo pela manhã.
A avó Rosa tem a expressão que me recordo tão bem, o carinho, a meiguice do seu colo. O cabelo todo branquinho, sempre teve o cabelo assim. O avô Zé Maria, ou testa de ferro como alguns lhe chamavam. Sempre sério, sempre patriarca. Lembro-me dele assim, sério e forte, mesmo quando já não tinha forças… A tia Luísa e o tio Manel Zé, ainda hoje são assim, desafiam as regras da fotografia!

1 comentário:

Anónimo disse...

sabes...as vezes basta uma foto para nos recordarmos do que pensavamos estar esquecido...e hoje bastou-me esta pequena foto para me lavar com lagrimas de saudades que tavam arrumadas lá num cantinho do coração... ah! e obrigada, afinal sao os nossos avós mas também são os meus pais, e eu adoro-os...

eXTReMe Tracker