2006-07-17

Temperaturas elevadas

"O Que é uma Onda de Calor? Uma onda de calor corresponde a um período de alguns dias da época estival, com temperaturas máximas superiores à média usual para a época. As ondas de calor têm um grande impacto na saúde humana e contribuem também para a criação de condições propícias à propagação de incêndios florestais. As temperaturas máximas para as quais se considera existir uma onda de calor variam muito ao longo do globo terrestre. As situações de calor extremo afectam de forma diferente as populações de regiões temperadas, como é o caso de Portugal Continental, e as que vivem em regiões normalmente mais quentes, que possuem uma aclimatação fisiológica e um estilo de vida adaptado. A temperatura do corpo resulta de um equilíbrio entre a produção e a perda de calor. No caso da temperatura ambiente subir para valores muito elevados, o nosso organismo tem mecanismos que lhe permitem regular a temperatura, libertando calor. Um dos principais é a transpiração. A transpiração consiste na libertação de água e sais minerais através da pele e é a evaporação da água à sua superfície que permite o seu arrefecimento. Quando o nosso corpo é exposto a temperaturas muito elevadas, numa tentativa de retomar o equilíbrio térmico, aumenta a produção de suor, e assim perde uma maior quantidade de água e sais minerais essenciais ao bom funcionamento do organismo. De um modo geral, as ondas de calor que ocorrem em Junho, em Portugal Continental, encontram-se associadas a uma maior mortalidade do que ondas de calor com as mesmas características que ocorrem em Agosto, sugerindo que o corpo humano tem uma capacidade de aclimatação ao calor. A sensibilidade do corpo humano a temperaturas elevadas é maior para valores de humidade relativa mais altas. Se a humidade relativa do ar for muito elevada o mecanismo de evaporação do suor é reduzido ou inibido, tornando a libertação de calor menos eficaz."
Hoje e amanha ainda teremos temperaturas muito elevadas, mas segundo o Instituto de Meteorologia, na próxima quarta, estaram mais baixas.

2 comentários:

Tanita disse...

Que horror de calor!!!!

Anónimo disse...

"qui calô"... por aqui não temos temperaturas muito elavadas, mas em compensação a ajudar a um calor abrasador 26/27º, temos uma humidade que nestes ultimos dias tem rondado entre os 80/100%... o que quer dizer que ta insuportavel...
jinhos

eXTReMe Tracker