2006-12-06

Tempo... e natal de outro tempo!

Tempo, é o que mais tenho e mais sobra! Depois de ter “nidificado” todas as divisões da casa ainda tenho mais tempo. Dedico-me a fazer coisas que gosto, ler, música, filmes, cozinhar, bordar e costurar, tenho tempo de fazer tudo! Como estamos cada vez mais perto do natal, constato que já não tenho mobilidade suficiente que me permita uma “decente” ida às compras, entreguei a minha imaginação aos tecidos, linhas, bordados, botões e máquina de costura para fazer umas prendinhas caseiras… gosto tanto de trabalhos manuais!

Gosto do natal. Quando era pequena, os meus avós vinham da Chamusca e traziam avelãs! Um galo enorme, que dava para canja e para corar no forno com puré de batata e couve-flor! A minha mãe fazia bailarotes ou filhós de abóbora, coscorões, fatias douradas, paridas ou rabanadas e salada de fruta. Morávamos no castelo e todos os moradores trocavam as filhós. “Um pratinho para provar as minhas filhós, vizinha” – “Obrigado, leve das minhas e boa consoada!”.

Íamos à Missa do Galo e quando chegávamos, fazíamos uma pequena ceia, com os fritos, o bolo-rei, café de cevada, licores feitos pela minha mãe (ginja, tangerina, ananás), vinho do porto e anis. A minha mãe não bebe, mas na noite de natal bebia sempre. Um cálice de vinho do porto e uns quantos de anis, porque (e vá-se lá saber porquê) é a sua bebida favorita!
Tínhamos uma enorme lareira que queimava um enorme tronco de oliveira, que o meu pai guardava especialmente para essa noite… não abríamos presentes, mas deixávamos as nossas pantufas na árvore, para o Menino Jesus (sim, na minha casa não era o pai-natal) deixar os nossos presentes. A árvore e o musgo para o presépio eram apanhados no pinhal da Mulher Morta ou no da Beltroa… Na manhã do dia 25, acordávamos bem cedo, corríamos para a árvore e víamos os presentes… como somos 7 irmãos recebíamos roupa, mas sempre havia um brinquedo, mesmo que não fosse nada do que queríamos! O pequeno-almoço era leitinho com fatias douradas e bailarotes… Vestíamos as roupas novas e íamos novamente à missa (fui a muitas missa quando era pequena!), quando voltávamos almoçávamos o galo, porque o jantar era sempre bacalhau! Continuo com algumas destas tradições… Este ano será diferente, já teremos o nosso menino… que não será Jesus, nem irá à missa, não, isso não!

5 comentários:

Anónimo disse...

olá
é momentos como este.. em que leio o teu post que me dá uma nostalgia danada... e me d+a vontade de chorar... chorar de saudades... chorar de alegria porque tivemos pouco mas era dado com muito amor e sacrificio... mas havia amor em redor da lareira, em redor da mesa... era amor... amor a serio... e não consumismo...
Feliz Natal Prima (és a primeira pessoa aquem desejo isto)... que o menino Jesus pomha no teu sapatinho muita saude, felicidade e tudo o que mais desejares... são os meus mais sinceros votos...
jinhos doces... como doce é o ser que tu és...

Anónimo disse...

Talvez pela nossa proximidade, revejo nestas tuas palavras, tanta coisa.

Beijos grandes para os 3 (+ as xinhas)

Tanita disse...

Hummm...
O Natal deixa-me nostálgica...

Anónimo disse...

Olá!
Prima tomei a liberdade de vir aqui "informar" os teus leitores que ja tiveste o teu nino...
esperamos q ambos estejam bem...
jinhos de felicidade

Anónimo disse...

Foi tão bom, acordar com uma mensagem a dar uma noticia tão linda.

Beijos e muitas felicidades para o começo de uma nova era, sim, porque a partir de agora quem manda é ele.

eXTReMe Tracker