“Março, Marçagão, de manhã Inverno à tarde e Verão”
É o que sempre ouvi a minha mãe dizer e repito! Gosto de ditados populares, gosto da sua sabedoria, embora o tempo já não seja o que era e nem sempre os provérbios se adequam ao presente.
O meu pai dizia que o mês de Março é o mês dos burros, nunca entendi bem porquê… mas era sempre em Março que cortava as silvas do quintal, dizia que atrasava o crescimento e cortava também o seu cabelo, pelo mesmo motivo.
Foi neste mês que me lembro de ter chorado de frustração pela primeira vez. Tinha seis anos e naquela altura só haviam dois telefones no Castelo, o da Ginja (Mª Maria) e o do Padre Querido, e foi o do padre que tocou logo de manhã. Ainda estava na cama quando o “carocha” do padre parou diante da nossa casa, (lembro-me do ruído metálico que todos os “carochas” fazem), saiu do carro e gritou pela minha irmã, que acorreu à janela, para ouvir “Já nasceu, é menino!”, também ouvi e chorei. Chorei de frustração, queria tanto que fosse uma menina! Um irmão mais novo, que chatice, não ia ter ninguém para brincar com as bonecas!
È em Março que começa a Primavera, que tudo renasce e floresce.
O Dia do Pai, será o primeiro para o pai do Duarte…
É colorido, parece-me muito colorido, dentro dos tons de verde!
2 comentários:
Pessoalmente gosto mais do Abril...
Vá-se lá saber porquê...
Espero que estejam bem!
Beijo
olá
lembro-me desse ditado perfeitamente... foi tbnesta altura q nasceu a minha irmã, e tb a primeira vez q fui a feira anual lá da terrinha... e a primeira vez q andei de ponei... lembro-me como se tivesse sido ontem... o engraçado é que me lembro da minha mae ir para a maetrnidade mas nao me lembro dela xegar... com o março vem a ansiada primavera... e o sol...
jinhos
Enviar um comentário