2006-10-04

Bolinhos de mel...

Apetece-me música clássica e bolinhos de mel… Acordei com o cheiro de canela impregnado na mente! Levantei-me e comecei a assobiar uma melodia que os músicos da sociedade filarmónica oureense conhecem bem, Hino da Restauração… manhã tenebrosa para todos os músicos, que bem cedo e com muito frio tinham, e ainda têm, de marchar pelas ruas geladas do castelo… é uma memória engraçada e sempre que a recordo, vem acompanhada do cheiro a canela e bolinhos de mel… Música clássica é o que ouço agora… Beethoven – Sonata ao Luar, mas outras já ouvi e outras vou ouvindo… Bolinhos de mel… até já nem faltam muito! São feitos para o dia de Todos os Santos, ou seja a menos de um mês. Gosto deste dia (1 de Novembro), aqui no centro, porque existe esta fantástica tradição de fazer bolinhos e percorrer adegas em busca de abafado e água-pé! No norte não existe esta tradição, as pessoas acorrem ao cemitério e por ali ficam todo o dia, famílias inteiras na companhia dos defuntos… é mórbido demais… Bolinhos de mel… até consigo sentir o cheiro! Ai a dieta!
A Receita:
250 ml de azeite
500 ml de água
250 ml de café (forte)
1 colher de sopa de canela
1 colher de sopa de erva doce
1 kg de farinha
500 g de açucar louro
100 ml de mel
Colocar todos os ingredientes, excepto a farinha, num tacho e levar ao lume até ferver. Retira-se do lume e mistura-se a farinha, mexendo sempre até formar uma bola que se solta do tacho.
Moltar a massa em pequenos palitos (cheiinhos). Colocar num tableiro, untado com farinha e levar ao forno, previamente aquecido. (10 a 15 minutos de forno é sufuciente para a cozedura dos bolinhos).
Retirar do forno e envolver cada um com açucar branco.
Dica: Pode adicionar-se nozes ou amendoas à massa.

2 comentários:

Anónimo disse...

Agora também me veio à memória esses dias. Quase sempre havia muito nevoeiro e frio.

E esse puto anda-se a portar bem?

Beijos

Tanita disse...

Acho que vou fazer! Por aqui, todos ficaram fãs dos bolinhos de Ourém. :D

Pode ser uma oportunidade de negócio. :) WHo knows!

Beijo

eXTReMe Tracker