2007-06-20

Trabalho e francesinhas

O regresso ao trabalho tem coisas engraçadas. Como estive fora 9 anos, não vi imensas pessoas durante esse tempo e agora, no regresso à vida activa, tenho encontrado colegas e amigos. É giro, o nosso espanto, “olha, és tu!”. Pessoal que não via quase há quase uma década. Uns casados, outros não, eu com um filho, outros não… tem sido muito bom e positivo reencontrar pessoas da minha vida. Sabe bem pôr a conversa em dia e ver que detráz do fato e da maquilhagem ainda estão as mesmas pessoas. Umas sim, outras não. O que é perfeitamente normal, não sou a pessoa que era aos 18 anos… embora seja, já não sou… Dissemos, hoje, adeus à casa de Braga e desejámos que a próxima moradora seja lá tão feliz como nós fomos. Segue-se uma nova etapa, que venha e que seja positiva. Comemos francesinha ao almoço e ficamos empanturrados, enjoados e completamente admirados com a quantidade de picante que aquele molho tem. A francesinha não mudou, nós, é que já não estamos habituados ao seu tempero. Matamos as saudades, e não voltaremos a comer outra tão cedo! Estamos mais na onda dos grelhados e das sopas… É a “PDI”!

RECEITA «Francesinha Tradicional»
Ingredientes: Para 1 pessoa
2 fatias de pão de forma
- 1 fatia de salame com pimentos verdes
- 1 fatia de fiambre
- 1 salsicha fresca
- 1 linguiça fresca
- 2 fatias de queijo flamengo barra
- 2 dl de molho da francesinha
Modo de fazer:Colocar uma fatia de pão de forma com o fiambre, o salame, a salsicha e a linguiça fresca a grelhar na prensa. Colocar a outra fatia de pão de forma por cima e deixar tostar. Cobrir a tampa com as fatias de queijo e deixar gratinar. Colocar a francesinha num prato e regar com o molho.
Molho de Francesinha: Para 4 pessoas
- 2 dl de azeite
- 2 cebolas
- 2 dentes de alho
- 200 grs. de carne
- 2 folhas de louro
- piripiri q.b.
- 50 grs. de farinha maizena
- 50 grs de polpa de tomate
- 2 dl de vinho do Porto
- 2 dl de brandy
- 3 grs. de sal
- 1 litro de cerveja
Confecção:A essência consiste em fazer um refogado de carne. Cortam-se as cebolas em meias luas finas, junta-se o azeite, alho, louro e a carne. Deixa-se refogar lentamente. Acrescenta-se o vinho do Porto, Brandy o tomate e mexe-se, continuando a apurar. Deita-se depois a cerveja saída do barril.
*O preparado deverá ferver muito lentamente durante algumas horas até ficar no ponto, de forma a que o molho possa ser vertido sobre a francesinha, previamente preparada.*
Conforme a consistência, pode-se juntar maizena diluída em água. A introdução do piripiri deve ser feita a gosto, embora se trate sempre de um prato muito picante.

2 comentários:

Anónimo disse...

ola
como eu te entendo... e como eu tenho saudades de caras conhecidas... q saudades...
tem dias q axo q o meu lugar agora é aqui... mas tenho outros que me apetece agarrar com unhas e dentes a asa da SATA. e ir nas suas asas para "casa"... aminha casa...
hoje... hoje tenho muitas saudades... muitas mesmo... chega a "doer" de tantas q são....
por mais q queira fazer planos para "aki" não sou capaz... axo q se ainda nao xegou a hora de me ir embora, é pq ainda nao aprendi o q tenho q aprender aqui...
desculpa o desabafo...

bjinhos especiais prima... gosto mto de ti... mto mesmo....

Tanita disse...

Quem encontraste?? Conta, conta! Haha!

Vais ver que esta fase vai ser do melhor!

Beijo

eXTReMe Tracker