2009-11-21

Capuchinho Vermelho

História tradicional do Capuchinho Vermelho




O miúdo anda animadissimo com os contos tradicionais. Adora fazer os gestos e as vozes dos animais. Esta semana foi a vez do Capuchinho Vermelho. Cliquem lá no link e vejam se não é assustadora a segunda parte do conto. Para além do lobo mau comer as pessoas, ainda é cortado e deitado ao rio, a música que anima o conto é de filme de terror!
Acho os contos tradicionais engraçados, pela sua história e tradição de geração em geração. Mas aflige-me a crueldade explicita deles. Alguns são histórias de terror e extremamente cruéis. Está bem que todos nós ouvimos estas histórias e sobrevivemos a elas, mas fico um pouco reticente em conta-las ao miúdo, que inevitavelmente as ouve na escola, porque ele não percebe a moral do conto e fica simplesmente com a imagem do lobo a ser cortado ou a cair dentro dum caldeirão ou outras tropelias piores.

Parece-me que ele não aprende nada com estes contos e pior fica com imagens tenebrosas naquela cabecita. Ou estou com excesso de zelo?! Ai isto de ser mãe...

Sem comentários:

eXTReMe Tracker