2011-09-04

Vilar de Perdizes





Fomos ao XXV Congresso de Medicinal Popular em Vilar de Perdizes. Para lá de Montalegre, no Alto Barroso, com a Serra do Larouco à vista e para não me decepcionar, muito vento e bem frio!
O passeio é fantástico, todo o caminho é um quadro divinamente pintado pela natureza e respira-se ar puro. Não paramos na Barragem de Venda Nova por não termos encontrado um parque de merendas, mas ligeiramente acima curvamos para um lugar chamado Currais, e o nome até se conseguia cheirar, tal o número de vacas que por ali abundavam!! Não importa, numa rua estreita com pela vista para a albufeira do Rabagão, sentamos um muro de granito e ai mesmo fizemos um pic-nic e apreciamos a beleza da paisagem e as enormes vacas barrosãs que mais haveriamos de provar em forma de posta!
Continuamos até Pisões e ai tinhamos mesmo que parar. O tamanho da barragem é avassalador e mais uma vez, a paisagem maravilhosa.
Chegados a Montalegre, com a posta em mente, seguimos para Vilar de Perdizes, encontramo-nos com amigos e visitamos a feira e a aldeia. É mesmo uma bonita aldeia da serra,mas a feira foi um pouco decepcionante... julgava que ia encontrar uma enorme variedade de expositores saberes e sabores tradicionais e populares, produtos da terra... e não foi bem assim... num pequeno largo reunidos 30 (?) expositores, se tanto... gostei dos chás, gostei particulamente do cheiro das ervas que por ali estavam espalhados, mas em 20 minutos vimos tudo! Pelo menos a volta pela aldeia foi mais longa! Como se aproximava a noite e o vento teimava em arrefecer, fomos para Montalegre à posta barrosã. O miúdo adorou a dita! Nós também.
Voltaremos às Terras do Barroso, com roupa mais quente!

Sem comentários:

eXTReMe Tracker