A melhor altura era as “férias grandes”. Nessa altura haviam muitos miúdos lá por cima (…parecem bandos de pardais à solta…), lembro-me particularmente de um grupo de três terríveis rapazes, que conheciam todas as esquinas, todos os esconderijos, todos os carreiros e cada malandrice a fazer em cada um deles. Havia também um grupo de três raparigas, apelidadas de “marias rapaz”. Eu fazia parte deste grupo. Gostávamos muito mais das brincadeiras dos três terríveis do que das brincadeiras e tarefas que as nossas mães achavam adequadas a nós, meninas.
Alguns dias à tardinha, os três terríveis metiam-se ao caminho de mais uma aventura proibida (sim, porque se as mães soubessem, dava tareia na certa), iam ao Açude apanhar sapos. Desciam o castelo por carreiros e atalhos, (que hoje já não existem), e corriam de fisgas nas mãos, porque também faziam pontaria aos pardais! Nós, as “marias rapaz”, escondidas iamos atrás deles. Era tão divertido descer a encosta a correr, por entre o feno e a caruma dos pinhais… Na maioria das vezes não chegávamos ao Açude, porque os três terríveis também faziam pontaria a nós, fisgadas, éramos pelo carreiro acima!!
Mas o Açude sempre me encantou e hoje ainda me encanta.
Agora moro perto do Açude e aproveito para passear a Lucy por lá. É uma zona muito bonita, com tantos sons e silêncios, com tantas cores e caminhos.
Deixo algumas fotos.
2 comentários:
Bons momentos para recordar! É tão bom recordar momentos da nossa infância!
Melhor ainda é recordar e partilhar com as pessoas que também viveram esses momentos!
E as fotos estão tão giras, com a Lucy a aparecer! Sempre a cheirar, sempre a cheirar!
Beijo!
Boa tarde!
Ontem os escuteiros de Ourém tb passaram pelo Açude, para muitos, foi a descoberta de um local lindo, a 5m a pé da "cidade".
Se não se oposer, vou utilizar estas suas fotos para ilustrar um pequeno post no nosso blog!
Enviar um comentário