2006-02-06

Em nome da terra

1916 - Vergílio Ferreira nasce em Melo, concelho de Gouveia, na Serra da Estrela // 1996 - 1 de Março - Morre em Lisboa. Está sepultado em Melo «virado para a Serra», como foi seu desejo.
Este é um dos meus escritores favoritos, deixo uma sugestão de leitura "Em nome da terra"

..."Querida. Veio-me hoje uma vontade enorme de te amar. E então pensei: vou-te escrever. Mas não te quero amar no tempo em que te lembro. Quero-te amar antes, muito antes. É quando o que é grande acontece. e não me digas diz lá porquê. Não sei. O que é grande acontece no eterno e o amor é assim, devias saber. Ama-se como se tem uma iluminação, deves ter ouvido. Ou se bate forte com a cabeça. Pelo menos comigo foi assim... (...) ... Eu te baptizo em nome da terra, dos astros e da perfeição. E tu dirás está bem." Conheci-o exctamente no dia da sua morte física. Foi numa aula de português, o professor, visivelmente transtornado, leu o primeiro capitulo deste mesmo livro e foi então que fui tocada. Li e reli este livro, outro e mais outro e mais ainda... daqui parti parti para outros escritores, para outros lugares... (para mais tarde!). Sugiro também a leitura de Para Sempre e Cartas a Sandra (por esta ordem) porque certamente sentirão o "toque".

(Morte fisica, porque um escritor vive nos seus escritos, em nós.)

1 comentário:

Tanita disse...

Ainda hoje me lembro desse dia! O prof sacou do livro e começou a ler, e acho que nos tocou a todos!

eXTReMe Tracker