2006-06-26

Artesanato

Este fim-de-semana visitei duas feiras de artesanato, a de Ourém e a Internacional na FIL. A feira que mereceu toda a minha atenção foi a da FIA (Feira Internacional de Artesanato) a decorrer até dia 2 de Julho. Têm um pavilhão repleto de artesãos portugueses, com trabalhos tradicionais e originais. Destaco alguns que despertaram a minha atenção:
O pavilhão português merece toda a nossa atenção, é artesanato genuíno, original, verdadeiro. O pavilhão internacional não tinha nada de novo nem de extraordinário. Os africanos com os seus trabalhos de madeira e djambés, os paquistaneses com as suas roupas e incensos, os indianos na mesma onda, os mexicanos, os cubanos (com essa grande peça de artesanato que são as T-shirts impressas com fotos do Che Guevara!), neste momento não estou na onda internacional… Por motivos profissionais tenho contactado com artesãos e artistas portugueses e estou encantada com as pessoas e os trabalhos que encontrei. Devemos valorizar mais o que de bom existe na nossa terra, porque temos por cá excelêntes artesãos e artistas, assim como por todo o país.
Só lamento que a única coisa que una os portugueses seja o futebol. Gosto de futebol e torço pela selecção, mas acho deprimente que se circule nas ruas (desta cidade e de outras) aos gritos e apitos durante horas, porque onze mecos fizeram aquilo a que se propuseram e para o que são pagos a peso de ouro… e esta será a minha única e última referência ao futebol, falar dele, mesmo que seja para dizer mal, é dar-lhe demasiada atenção.

4 comentários:

Pedro Ferreira, Visconde de Cunhaú disse...

Tens uma visão nacionalista muito interessante!

Tanita disse...

Também gostei muito da Fia! Realmente o pavilhão portuguÊs está óptimo!
Gostei de muita coisa! É pena estar tão vazio e o internacional à pinha...
Mas foi bom, pudemos ver tudo com "calma" e olhos de ver.
Beijo!

tininha disse...

infelizmwnte não vou poder visitar nenhuma das feiras, mas acho bom e bonito que divulguem o nosso artesanato, que está a decair... a economia não nos permite outra coisa, valha-nos as nossas mãozinha que sabem fazer alguma coisa (o que nos ensinaram e nos não gostavamos de aprender). jinhos

vm disse...

Pois é, eu tb estive na Fia e adorei...

eXTReMe Tracker