2006-11-08

Mais de mim...

Muito cedo despertou em mim o dito relógio biológico, o querer ter um filho. Um dia acordei e lá estava ele, a emocionar-me e a levar-me ás lágrimas com cada criança que me sorria. Não sei muito bem como e porque é que despertei tão cedo para a maternidade, mas a verdade é que aconteceu sem esperar e perdurou por vários anos até ao dia de hoje, onde continuo a aguardar com grande expectativa o dia que serei mãe. No núcleo de amigas de escola (os anos que já lá vão) não existem mães, embora já exista um pai! Ainda só uma amiga, despertou para a maternidade, também acordou um dia com o relógio a badalar! As outras estão mais na onda de serem “tias”! O que é bom! (…) Nunca imaginei que a gravidez fosse um estado tão absorvente e contraditório. A minha experiência (a um mês do fim) tem sido de uma intensidade extraordinária. Já me aconteceram alguns percalços, tensão alta, tromboses hemorroidais, com direito a cirurgia e tudo (o que não desejo a ninguém, porque provoca dores excruciantes), deslocamento de placenta, tensão baixa… percalços, que no meio da confusão até os vejo como normais! Digo confusão porque emocionalmente me sinto completamente confusa! - É a criança que mexe, e se mexe é porque não pára de se mexer e penso, mas porque é que mexe tanto?! - É a criança que não mexe e se não mexe, penso, mas porque é que não se mexe?! - São as dores nas costas, nas penas, no peito! É a azia, maldita da azia! São as lágrimas, são os risos… é o marido, os animais, a mãe, a sogra, a irmã, os amigos, os vizinhos, o dia, a noite… são as luas, é o sol e a chuva… – é tudo tão confuso, tão intenso, tão emocionalmente intenso. Nunca fiz filmes mentais “vai ser assim, vai ser assado” e talvez até por isso me sinta tão fragilizada… Penso que a maioria das mulheres (pelo menos as que conheço e que já são mães) não dizem o que realmente passam/sentem durante a gravidez. Claro que cada mulher é diferente, mas este estado é muito semelhante para todas e por isso penso que nas conversas femininas que tive, ficou muito por dizer sobre este tema. Tenho procurado a tranquilidade e a paz para me harmonizar com o ambiente e com o meu filho. Julgo que tenho conseguido, mas por esta altura do campeonato já começam a escassear as energias… a expectativa é muito grande e o tempo parece que avança a conta gotas.
A inquietude que existe em mim começa a não querer ficar quieta e é cada vez mais difícil…
Ok, um dia de cada vez.

5 comentários:

Tanita disse...

Pois, miga, um dia de cada vez.
Já falta muito pouco...
Beijo enorme

Anónimo disse...

Olá
as hormonas deixam-nos assim... a altura do ano também favorece (falo por mim) e nesta fase da tua vida estás muito mais sensivel que qualquer um de nós... por um lado a sensação de ter um bebé dentro de nós e por outro aansiedade de conhece-lo de vê-lo... os sentimentos são muito contraditórios... mas sabes que se precisares de alguma coisa, esta primaé meio (quer-sedizer eu acho que é mesmo inteira) tresloucada, mas tá aqui para o que for preciso...
jinho doce (hoje é so para ti)

Reticências... disse...

Apesar de ter tido uma gravidez calma (com um precalço que me obrigou a 1 mês de repouso às 27 semanas)sempre tentei ter um pensamento positivo e pensar que iria tudo correr pelo melhor...claro que há momentos mais frágeis, cheios de dúvidas e ansiedades, mas depois, o que nos espera, muda logo tudo!
Coragem, pois falta pouco...mesmo que sintas o conta-gotas a andar muito devagar!

Anónimo disse...

Hello
Espero que o dia de hoje te anime, está um sol daqueles fabulosos.
Vai até ao Castelo, porque lá hoje deve estar 5*.
Ontem falei com a Joana (depois das nossas msg) e a Madalena continua teimosa, faz hoje 40 semanas. Vai ser um terror de teimosia.

Beijo e relaxa

Anónimo disse...

Olá Betinha,

vai correr tudo muito bem, vais ver..agora a ansiedade cresce muito mais rapidamente...

beijinho.

eXTReMe Tracker