2007-08-23

A Banhos!

No Sol on-line, vem um artigo delicioso. Fala dos banhos santos em São Bartolomeu, que são realmente divinos, pela graça que têm e pela importância que o povo lá de cima lhes dá. Assistir a estas festividades é sem dúvida um grande momento de cultura popular. A praia é muito bonita (especialmente durante o Inverno) e as pessoas são castiças e acolhedoras. Continuando na linha das praias por ai acima, encontramos a bela e sossegada Praia da Amorosa

e logo depois a Praia de Moledo,
um pouco parecida com a de São Pedro Moel. Mais à frente apanhamos a sempre ventosa praia de Caminha, que apesar de ser linda, entre o mar e o rio Minho, é praticamente impossível “fazer praia”, a nortada dá cabo nós! Ficamos cobertos de areia num instante! Em compensação, passear por Caminha é óptimo, a cidade é muito bonita e com os locais a visitar muito bem sinalizados.

“Fazer praia” aqui, é atravessar a ponte em Vila Nova de Cerveira e ir até à Galiza. Ali as praias, mesmo de frente para as nossas, são banhadas por umas correntes mais quentes, a água é bem mais agradável e o vento não é tanto.
Consigo visualizar cada esquina deste caminho maravilhoso, que se faz sempre à beira mar, desde Viana do Castelo até Valença do Minho, com o mar de um lado e a imponência da serra do outro.
Para almoçar ou jantar, recomendo Vila Nova de Cerveira, tem óptimos restaurantes, com comida muito caseira.
Sarrabulho e Sardinhas fritas com arroz de feijão, é o que de melhor lá comi!

Hum… que saudades do Minho.

1 comentário:

Tanita disse...

Nostalgia...
Tens de lá voltar mais vezes!
Beijo

eXTReMe Tracker